Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:

logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Alberto Bittencourt

 fotalbertobittencourt.jpg (2015 bytes)

OS SETE CAMINHOS DA PAZ

09/07/2007

OS SETE CAMINHOS DA PAZ

Alberto Bittencourt

(Trechos da palestra realizada em 19/05/07, na Conferência do D-4480; Catanduva, SP, sob o título “Será Utopia o Ideal Rotário da Paz Universal?)

Fruto de uma pesquisa realizada entre os Rotary Clubs do mundo inteiro, há cinqüenta anos, o Rotary International publicou em 1959 um livro intitulado “Seven Path to Peace”. Encontramos a versão original em inglês e a tradução em português, no site do rotariano e pacifista canadense Robert Stuart. Ele veio ao Recife em fevereiro de 2005, proferir palestra no seminário “Vivendo e Aprendendo Paz”, promovido pelo Rotary Club do Recife-Boa Viagem, quando fui governador do Distrito 4500, por ocasião do Centenário do Rotary. A iniciativa foi da companheira, pacifista e mediadora do Espaço Família, Márcia Gama Batista. O site é visitado mensalmente por mais de 50.000 pessoas: http://www.peace.ca/setecaminhosparaapaz.htm

Em lugar de Sete Caminhos para a Paz, preferimos Sete Caminhos da Paz, pois, segundo Gandhi: Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”.

Mostremos os Caminhos:

1.        O Caminho do Patriotismo

2.      O Caminho da Conciliação

3.      O Caminho da Liberdade

4.      O Caminho do Progresso

5.      O Caminho dos Sacrifícios

6.      O Caminho da Justiça

7.      O Caminho da Lealdade

1)        O Caminho do Patriotismo

O caminho do patriotismo é o amor à nossa terra, ao nosso país, à nossa gente, reverenciando e honrando os símbolos nacionais.

Paulo Viriato: “Patriotas sim, para erradicar a poliomielite do Brasil, mas com a responsabilidade de levar a Paz, a boa vontade e o mútuo entendimento aos outros países, especialmente aos nossos visinhos”.

2) O Caminho da Conciliação

É o caminho do diálogo, do amor como comportamento, da aproximação, da união.

Em qualquer negociação, seja entre nações ou entre pessoas, até mesmo nas brigas domésticas, o caminho da conciliação é colocar-se no lugar do outro. Coloque-se no lugar dele e você entenderá suas razões. Você verá que ele está certo, do ponto de vista dele.

3)     O Caminho da Liberdade

O maior inimigo da paz é o caos. O caminho da liberdade implica no respeito às leis, às instituições, às autoridades constituídas, expresso no lema da bandeira nacional: “ORDEM E PROGRESSO”. Há que se ter “Liberdade com responsabilidade”.

4)     O Caminho do Progresso

Papa Paulo VI: “O novo nome da Paz é: _ Desenvolvimento”

Desenvolver os povos, tentar diminuir as diferenças sociais, combater as doenças, a fome, o analfabetismo, Promover o ser humano, encaminhar os jovens, proteger os valores familiares, preservar o planeta terra, tem sido os trabalhos e ações do Rotary em prol da Paz.

5)     O Caminho dos Sacrifícios

A paz é conquistada a cada dia, momento a momento.

Robert Kennedy: “A paz é como pão. Precisa ser amassada a cada dia, precisa ser trabalhada a cada dia, para que ela chegue a cada dia para cada um de nós.

6)     O Caminho da Justiça

Dom Helder: “Os verdadeiros fatores de violência são aqueles que ferem a justiça e impedem a Paz.”

7)     O Caminho da Lealdade

O valor do cumprimento à palavra empenhada. Ser leal é ser íntegro, ser honesto. Ser fiel à Pátria, à família, à Deus. É corresponder à confiança que lhe foi outorgada. Ser leal é acima de tudo ser honrado, ser digno.

Paulo Viriato: “Quando não existe lealdade eu não tenho amigos. Quando eu não tenho amigos, eu não tenho a paz.”

 

RMW\GEROI\abittencourt7.htm em 22/05/2007, atualizado em 09/07/2007 .