otoniel2.JPG (4750 bytes) HISTÓRIAS DE ROTARY

logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Rotary Club de Campinas

Fundado em: Distrito

O MOVIMENTO ROTÁRIO NO BRASIL

Capítulo decimo nono. 

ROTARY CLUB DE CAMPINAS

 

O progresso extraordinário da cidade paulista, no seu processo de industrialização, por certo chegou à capital federal, chamando a atenção de muitos, inclusive do Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro clube rotário fundado no Brasil, em 15.12.1922.

 Uma carta de Roberto James Shalders, dedicado rotariano daquele clube, datada de 5 de setembro de 1928, foi encaminhada a Mário Estevam de Siqueira, Gerente da filial do Banco de Comércio e Indústria de Campinas, solicitando a ele fundar o Rotary na cidade, lembrando para sócios o próprio Mário, além de Horácio Costa, engenheiro da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, e Fernando Augusto Nogueira Filho, gerente do Banco Noroeste. O convite não prosperou assim como as tentativas feitas no mesmo sentido por Joaquim Gabriel Penteado e João Monteiro.

Passado algum tempo, surge em Campinas o próprio Roberto Shalders e por dois dias serve-lhe de guia o conceituado médico Hermas Braga, que o leva a visitar todos os cantos da cidade, sem que o objetivo de Shalders desse resultado.

 Mas os rotarianos não desistem e eis que chega James H Roth, Comissário Especial do R.I.vindo dos Estados Unidos, que já tinha feito a sua estréia como fundador de clubes ao criar o R.C. de Campos (RJ), em 05.10,.1928. Jim, como era conhecido pelos amigos brasileiros do Rotary,   procura desta vez o prefeito da cidade Orozimbo Maia, o homem certo, que aceita comandar as providências para a fundação do clube.

 Por intermédio desse último, comparecem a Campinas Miguel Arrojado Lisboa, Diretor 1931-32 do Rotary International , e Samuel Leão de Moura, Governador do Distrito 72, o único existente no país, sendo Leão de Moura, do R.C. de Santos, o terceiro Governador do Rotary no Brasil, começando então os trabalhos de organização da nova célula rotária naquela que era conhecida como a capital cultural do interior do Estado de São Paulo. Colaboraram também como orientadores dos novos rotarianos Ismael Coelho de Souza, sócio fundador e primeiro Presidente do Rotary Club de Santos e mais Eduardo de Oliveira Cruz, membro do Rotary Club de São Paulo.

 No dia 4 de outubro de 1931, a partir das 14 horas, no Clube Campineiro, a tarde inteira é gasta em instruções, debates e perguntas feitas a Arrojado Lisboa e Leão de Moura e por fim estava criado o Rotary Club de Campinas, o décimo sexto do Brasil e o terceiro do Estado de São Paulo, afilhado do Rotary Club de Santos, que foi fundado com 25 sócios em 26.02.1927 - o de maior quadro social até então -  pelo  R.C. de São Paulo. 

O clube nasceu maior do que o de Santos,  com 26 membros,  e a primeira reunião jantar ocorreu no Hotel Pinheiro, em 08.10.31, às 19 horas, quando tomou posse o seu primeiro Conselho Diretor, presidido por Orozimbo Maia, o mais idoso da turma,que tinha como membros: Mário Estevam de Siqueira – Gerente do Banco Comércio e Indústria, Theodureto de Camargo – Diretor do Instituto Agronômico, João da Silva Monteiro Filho – Diretor  da Cia. Tração Luz e Força, José Alves Teixeira Nogueira – Gerente do Banco Noroeste, João Penido Burnier – Diretor  do Instituto Penido Burnier, Antonio Bernardes de Oliveira – Diretor do Hospital Vera Cruz e Adalberto de Oliveira Maia – Comerciante.

 Os sócios fundadores do clube, conforme registros históricos posteriores, passam a somar  27 membros, que são os seguintes:

Adalberto Maia                                               José Alves Teixeira Nogueira

Antonio Bernardes de Oliveira             José Wilson Coelho de Souza

Armando Rocha Brito                         Lino de Moraes Leme

Artur Canguçu                                     Lix da Cunha

Azael Álvares Lobo                                        Leonidas de Castro Serra

Benedito Cunha Campos                                 Manoel Galvão

Carlos Penteado Stevenson                             Mário Estevam de Siqueira

Cleso de Castro Mendes                                 Orozimbo Maia

Clóvis Peixoto                                     Raymundo Bittencourt Prado

Horácio Antonio da Costa                               Roberto Bergalo

Hermas de Carvalho Braga                             Sylvino de Godoy

João Penido Burnier                                        Sylvio Moraes Sales

João da Silva Monteiro Filho                           Theoldureto de Camargo

Joaquim Gabriel Penteado

O que se observa é que o clube já nasceu grande, conforme salientamos acima, à altura da importância da cidade, então com uma população de 50.000 almas, e rapidamente conquistou a admiração, simpatia e respeito da comunidade campineira, reunindo as pessoas de maior expressão entre os integrantes do Rotary.

O Rotary Club de Campinas foi admitido em Rotary International no dia 11 de fevereiro de 1932.

 

\GEROI\otoniel\mascara.htm em 03/05/2006, atualizado em 27/08/2006 .